Países Africanos: De A a C


África do Sul (Rep.)
Capital: Cidade do Cabo (legislativa), Bloemfontein (judiciária), Pretória (administrativa)


África do Sul é o país mais desenvolvido do continente, localizada no hemisfério sul e oriental é banhada pelos oceanos Atlântico (oeste), Pacífico (leste) e Glacial Antártico (ao sul). Na parte ocidental – predominam os planaltos composto por deserto, pastagens e savanas, cortados pelos Rio Orange e seu afluente Vaal. Ao sul temos a Cordilheira do Karoo, leste a Cordilheira do Drakensberg. A norte, o Rio Limpopo serve como fronteira natural com o Botsuana e o Zimbábue. Clima mais comum é o tropical, que varia de mediterrâneo,no extremo sul a desértico a noroeste. Na região de Drakensberg o clima é de montanha. A sua economia baseia-se nos serviços, na exploração mineral e na agricultura. É o país mais industrializado da região. Os Idiomas oficiais são o inglês e o africâner, mas existem oito outros idiomas não oficiais. A moeda é o Rand (ZAR). A religião predominante é o cristianismo (66,4%), quanto a composição étnica temos: 70% são autóctones (Zulus – 20,5%, chosas – 18%, pedis – 9%, sotos – 7%, tsuanas – 6%, tsongas – 3,5, suazis – 2%, nedebeles – 2% e vendas – 2%,) 12% europeus (holandeses, alemães, franceses e ingleses), euuroafricanos são 13%, indianos 3%, outros 2% (2008). Cidades mais populosas: Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Bloemfontein e Pretória.



Angola
Capital: Luanda


Localiza-se no hemisfério sul e oriental e seus limites territoriais são República Democrática do Congo, Zâmbia, Congo, Namíbia e no seu lado oeste é banhada pelo Oceano Atlântico. O relevo mais comum é o planalto. O clima tropical sofre influência da corrente fria de Benguela, do relevo - no interior do país, e do Deserto da Namíbia, sendo que a vegetação característica acompanha o clima - savanas e floresta tropical. Os principais rios são rio Kwanza, rio Cuango, rio Cuando, rio Cubango e rio Cunene. O idioma oficial de Angola é o português, sua população predominantemente negra, possui diferentes etnias destacando-se os ovimbundos, mundos e bakongos. As principais cidades angolanas são o Lobito, Benguela, Huambo e Lubango. A base da economia ainda é a agropecuária, principalmente do café e da cana de açúcar e os rebanhos de bovinos, caprinos e suínos. É rica em minerais, principalmente diamantes, petróleo e minério de ferro. As principais indústrias são as de beneficiamento de oleaginosas, cereais, carnes, algodão e tabaco, refino de petróleo e seus derivados. Sua moeda é o Kwanza.



Argélia
Capital: Argel



Localizada no norte da África e banhada pelo Mar Mediterrâneo, faz fronteira com a Tunísia, Líbia, Níger, Mali, Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos, possui um clima quente (subtropical, mediterrâneo e desértico), Dividida em duas regiões, a norte formada por uma área de planície (junto ao Mar Mediterrâneo), a região de montanha da Cadeia do Atlas, de clima Mediterrâneo e solo fértil, a região semi-árida, onde se pratica a pecuária de cabras e ovinos, e a região das montanhas do Atlas do Saara usada para pastagem, a maior parte é coberta por cascalhos e pedras com pouca vegetação. Destaca-se na Argélia o rio Chéliff. A maior riqueza natural da Argélia são seus grandes depósitos minerais (petróleo, gás natural, fosfato e minério de ferro). Seu idioma oficial é o árabe, mas também se fala o francês e línguas bérberes. Sua população, de com cerca de 31,5 milhões de habitantes, pratica o islamismo. Principais cidades Argel, Oran e Constantine.



Benin
Capital: Porto Novo



Situa-se nos hemisférios norte e oriental e faz fronteira com Burkina Faso, Niger, Nigéria, Togo e banhado pelo Oceano Atlântico (Golfo da Guiné). Localizado na zona tropical, tem como clima característico o tropical quente e úmido, a vegetação acompanha o clima - as savanas, nos terrenos mais elevadas aparece o clima semi-árido. O relevo é baixo, em média 200 metros de altitude. A população, em sua maioria vive nas áreas de planícies e as principais cidades são Cotonou e Porto-Novo. Benin possui vários grupos étnicos, com o predomínio dos fons. O idioma oficial é o francês, mas se fala também o bariba, fulani, fon e o yoruba. Quanto a religião há um predomínio do cristianismo, com destaque para a região católica. Sua economia é baseada na agricultura de subsistência, destaca-se o cultivo de algodão para a exportação, e o artesanato. A atividade pesqueira é de subsistência e para a exportação. Moeda Franco CFA.



Botsuana
Capital: Gaborone



Está localizada no hemisfério sul e oriental, é um país sem litoral, limita-se com a Namíbia, Zimbábue, África do Sul e Zâmbia. O relevo mais comum é o planáltico, temos a sudoeste -  o Deserto do Kalahari, a norte  - a Depressão Ma babe e é ocupado parcialmente pelo Pântano do Okavango. O principal rio é o Limpopo. O clima é desértico e semi-árido e a vegetação típica são as savanas e as estepes. Os principais grupos étnicos são os Tsuana, Kalanga, Khoisan. O idioma é o inglês, mas também se fala o setswana. Principal cidade é Gabore. Moeda: Pula.




Burkina Fasso
Capital: Uagadugu



É um país sem litoral, localiza-se no hemisfério norte e é cortado pelo Meridiano de Greenwich, limita-se com Mali, Niger, Benin, Togo, Gana e Costa do Marfim. Seu relevo é planáltico e sua vegetação característica é a savana, os climas que ocorrem são o tropical e o semi-árido. Burkina é um dos países mais pobres do mundo, a maioria da população vive no Sahel - região de planície árida. O idioma oficial é o francês. Sua economia se baseia na agricultura de subsistência. Sua moeda é o Franco CFA da África Ocidental. A principal cidade é Ouagadougou.



Burundi
Capital: Bujumbura



É um país localizado no hemisférios sul e oriental, limitado por Ruanda, Tanzânia e República Democrática do Congo, é um país sem litoral. Seu relevo, em sua maior parte, é montanhoso, O clima é o tropical. O idioma falado é o francês e o kirundi. É o país mais pobre do continente africano com constantes conflitos étnicos. Possui um setor industrial pouco desenvolvido, sua economia se baseia na agricultura, principalmente a de subsistência atividade que ocupa a maior parte da população. O principal produto é o café. Moeda: Franco de Burundi. A principal cidade é Bujumbura.



Cabo Verde
Capital: Cidade de Praia



é um arquipélago de origem vulcânica composto de dez ilhas, sendo nove habitadas, são pequenas e montanhosas, e várias ilhas desabitadas. Cabo Verde está localizado no Oceano Atlantico, nos hemisférios norte e ocidental. As maiores ilhas são a de Santiago - onde se localiza a capital - Praia, e a ilha de Santo Antão. Cabo Verde possui clima árido e semi árido. O idioma oficial é o português, mas fala-se também o crioulo caboverdiano. A religião mais praticada é a católica romana. Sua economia se baseia na agricultura que está restrita apenas a quatro ilhas, mas é prejudicada pela irregularidades das chuvas. Moeda Euro. Principais cidades Praia e Mindelo.



Camarões
Capital: Iaundê



Localizado no continente africano é banhado pelo Oceano Atlântico e fazendo fronteira com a Nigéria, República Centro-Africana, Congo, Gabão, Guiné Equatorial. Por estar na zona tropical apresenta os climas tropical e semi-árido. Seu idioma oficial é o inglês e o Francês e suas principais cidades são Douala.e Yaoundé. Sua moeda é o Franco CFA (XAF), principais atividades econômicas são a agricultura, pecuária, pesca, extração de petróleo e a indústria madeireira, bebidas, alimentícia, extração de petróleo, carvão.



Chade
Capital: Nadjamena



Localizado nos hemisférios norte e oriental, é um país sem litoral, limitado pela Libia, Sudão, República Centro-Africana, Camarões, Nigéria e Niger. Seu clima típico é o desértico, Podemos dividir o Chade em três regiões geográficas: uma Desética (norte), o Sahel - área de planícies áridas centro) e a Savana (sul) - uma área fértil. Existe vários grupos étnicos e lingüísticos no Chade, os idiomas oficiais são o francês e o arbae, e a religão mais praticada é o islamismo. A atividade econômica que ocupa a maioria da população é a agropecuária de subsistência, destaca-se a produção de algodão, amendoim e tabaco para a exportação. Moeda é o Franco CFA e a principal cidade é N’Djamena.



Comores (Ilhas)
Capital: Moroni



Se localiza no hemisfério sul e oriental, é composto pelas Ilhas de Ngazidja, Mwali e Nzwani . O país é banhado a norte pelo Oceano Índico e a sul pelo Canal de Moçambique, seu clima é o tropical. De composição vulcânica, seu relevo é irregular, variando de montanhas abruptas a colinas baixa. Os idiomas oficiais são francês, árabe e comoriano, a maioria da população pratica o islamismo. A economia comoriana depende de investimentos estrangeiros, dentre cultivos agrícolas destaca-se a banana, o coco, a mandioca, o milho, o arroz etc. No setor industrial destaca-se a extração de areia, de brita, de coral e de perfumes, também se destaca o turismo. Moeda: Franco Camorense. A principal cidade é Antananarivo.



Congo (Rep.)
Capital: Brazzaville



É banhado pelo Oceano Atlântico e se localiza no hemisfério sul e oriental, o Congo limita-se com a República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Camarões, Angola e Gabão. É cortado pelo Equador e devido a sua localização seu clima predominante é o tropical, a maioria de seu território é coberto pela Floresta tropical. Sua planície costeira é drenada, principalmente, pelo rio Kouilou-Niari, a maioria de seu território é coberto pela Floresta tropical. Sua planície costeira é drenada pelo rio Kouilou-Niari, no interior aparece uma área de planalto. Idioma oficial é o francês e sua principal cidade é Brazzaville. A economia se baseia no setor extrativo, principalmente no extrativismo mineral. Moeda: Franco CFA.



Costa do Marfim
Capital: Abidjan



Localizada nos hemisférios norte e ocidental, e banhada pelo Oceano Atlântico, a Costa do Marfim faz fronteira com o Mali, Burkina Faso, Gana, Libéria e Guiné. Por estar situada na zona tropical eu clima é o tropical, podemos distinguir duas áreas: a de clima quente e seco (norte) com uma paisagem árida e um clima úmido com vegetação mais rica. O idioma oficial do pais é o francês, predomínio da população negra que pratica o cristianismo. Sua moeda é o Franco (XOF) e sua economia se baseia no agricultura, principalmente no cultivo de cacau, , na indústria e no sistema bancário que é um dos mais desenvolvidos da África.