Países Africanos: De S a Z



São Tomé e Príncipe
Capital: São Tomé



O arquipélago está localizado no Golfo da Guiné é formado por duas ilhas principais São Tomé e Príncipe e vários outras ilhas menores. Situa-se totalmente nos hemisférios norte e oriental e na zona tropical. Devido a sua localização seu clima é do tipo equatorial quente e úmido. A maioria de sua população é cristã e fala português A principal cidade é São Tomé. Sua economia se baseia na atividade pesqueira, no turismo e na mineração de petróleo. Moeda: Dobra.




Senegal
Capital: Dacar



Banhado pelo Oceano Atlântico, o Senegal se localiza totalmente no hemisfério norte e ocidental e na zona tropical. Limita-se com a Mauritânia, Mali, Guiné, Guiné Bissau e Gâmbia. Seu relevo é plano e seu clima típico é o tropical. A população é formada por uma variedade de grupos étnicos, destacando-se os wolof, os fulani e os serer. O idioma oficial é o francês e a maioria da população professa o islamismo. A principal cidade é Dacar. Sua economia se baseia na pesca e na sua industrialização. Moeda: Franco CFA




Serra Leoa
Capital: Freetown



Está localizada na zona tropical e nos hemisférios norte e ocidental. É banhada pelo Oceano Atlântico e faz fronteira com a Guiné e a Libéria. O clima característico é o tropical. A parte costeira do país é formado por manguezais e no resto é composto por planaltos cobertos de florestas e na parte leste aparecem as montanhas. O idioma oficial é o inglês, mas a língua mais falada é o krio. A religião mais professada pela população é o islamismo. As cidades mais importantes são Freetown, principal centro econômico, Bo, Kenema, Koidu e Makeni. A economia de Serra Leoa se baseia no extrativismo mineral, destacando-se o diamante, o ferro, a platina e a bauxita. As indústrias mais importantes são as de transformação de produtos agrícolas, florestais e de diamantes. Moeda: Leone.




Seychelles (Ilhas)
Capital: Vitória



É um arquipélago situado no oceano Índico, formado pelas Ilhas Seychelles, Mahé, Almirante, Farquhar, Aldabra e outras. Devido a sua posição geográfica, zona tropical e nos hemisférios sul e oriental, seu clima é o tropical. A maioria da população vive na ilha Mahé, onde se localiza a capital, são descendentes dos colonizadores franceses e imigrantes indianos, africanos e chineses. A maioria da população é cristã, destacando-se o catolicismo. Os idiomas falados são Inglês, francês e crioulo de Seychelles. A principal cidadde é Vitória. A atividade econômica que mais se destaca é o turismo, pratica-se também a agricultura. Moeda: Rupia das Seychelles.




Somália
Capital: Mogadíscio



Situa-se totalmente no hemisfério oriental e na zona tropical e, é cortada pela linha do Equador. Localiza-se  na região chamada de Chifre da África e faz fronteira com Djibuti, Quênia, e Etiópia. É banhada pelas águas do Golfo de Aden e pelo Oceano Índico. Seu relevo se constitui de platôs, planícies e montanhas, os principais rios são Juba e Shabele. Mais da metada da população da Somália é nômade ou seminômades, criam camelos e cabras, e cerca de 25% são agricultores. Sua população é constituída principalmente da etnia somalis. As principais cidadde são Mogadíscio e Hargeisa. É um dos países mais pobres do mundo. Sua economia se baseia na agricultura, de fraca industrialização, destaca-se a indústria de refino de açúcar e têxtil. Moeda: Xelim somaliano.




Suazilândia
Capital: Lobamba



Situa-se totalmente nos hemisférios sul e oriental e na zona temperada. Limita-se com Moçambique e África do sul. É um país sem litoral, seu relevo é montanho predominando os planaltos cobertos por savanas e pastagens. Seu território pode ser dividido em quatro regiões: o Alto Veld, o Médio Veld, o Baixo Veld e o Lubombo. A Suazilândia é cortada por vários rios como o Umbuluzi, o Usutu, o Ingwavuma, Mkhondvo, Lumati e o Komati. Em seu território ocorrem os  climas são temperado, tropical de altitude e subtropical. A maioria de sua população vive no campo, os idiomas falados são o inglês e o suazi. As principais cidades são suas capitais Mbabane (administrativa) e Lobamba (legislativa). Sua economia está assentada na agricultura de subsistência, principalmente no cultivo de milho e emprega a maior parte da população, a pecuária bovina é uma das principais causas do erosão e devastação da mata. A atividade industrial é pequena, destaca-se a indústria de processamento de produtos agrícolas, florestais, pecuários, têxtil e confecção. Moeda: Lilangeni suazi.




Sudão
Capital: Cartum



Está localizado totalmente na zona tropical e nos hemisférios norte e oriental. Limita-se com o Egito, Chade, Eritréia, Etiópia, Quênia, Uganda, República Democrática do Congo, República Centro-Africana e Líbia. É banhada, no seu lado leste, pelo Mar Vermelho. No país ocorrem climas árido e tropical, e vegetação de savanas e florestas tropicais. O rio principal é o Nilo importante na irrigação das plantações e da produção de energia elétrica. A população, em sua maior parte, vive da agropecuária de subsistência. Ao norte do país vivem os árabes de religão muçulmana e no sul predominam os negros, a maioria com seus costumes e dialetos. Os idiomas oficiais são o árabe e o inglês. A economia sudanesa se baseia na agricultura, destacando-se o cultivo de algodão e da goma arábica, e a exploração do petróleo. As principais cidades são Omdurman e Cartum. Moeda: Dinar sudanês.




Tânzania
Capital: Dodoma



Localiza-se totalmente nos hemisférios sul e oriental e na zona tropical. A Tanzânia é banhada pelo Oceano Índico. Faz fronteira com o Quénia, Moçambique, Malauí, Zâmbia, República Democrática do Congo, Burundi e Ruanda. O país inclui também o arquipélago de Zanzibar, no Índico. Seu relevo é montanhoso (norte-leste), grandes lagos (norrte e oeste), planalto com planície e terras aráveis (centro). O clima é tropical e semi-árido. A Tanzânia é um dos países mais pobres do mundo, seu idioma oficial é o suaíli. As principais cidades são Dar es Salam e Dodoma. Sua economia se baseia na agricultura e emprega a maior parte da população. Moeda: Xelim tanzaniano.




Togo
Capital: Lomé



É um pequeno país localizado entre Gana, Burkina Faso e Benin, e banhado pelas águas do Golfo da Guiné (Oceano Atlântico). Encontra-se totalmente na zona tropical e nos hemisférios norte e oriental, devido a sua localização seu clima característico é o tropical. Sua população é de diferentes etnias, o grupo mais numeroso é o euê, as religiões mais praticadas são as crenças indígenas. O idioma oficial é o francês. A maioria dos habitantes vive da agricultura de subsistência e de exportação, destacando-se o cultivo de algodão, café e cacau. Na atividade industrial se destaca a indústria têxtil. A principal cidade é Lomé. Moeda: Franco CFA.




Tunísia
Capital: Tunis



Está localizada totalmente na zona temperada e nos hemisférios norte e oriental. É banhada pelo Mar Mediterrâneo e faz fronteira com a Líbia e a Argélia. Está situada na região africana chamada de Magreb. Cerca de 40% de seu território está ocupado pelo Deserto do Saara e o restante é composto por terras férteis. Devido a sua localização os climas típicos são o mediterrâneo e o árido. A maior parte da população pratica o islamismo, sendo em sua maioria sunita. O idioma oficial é o árabe. As principais cidades são Tunes, Sfax, Nabeul, Sousse, Ben Arous, Kairouan e Bizerte. A economia da Tunísia é diversificada e se baseia na agricultura, na mineração, na energia, no turismo e na manufatura. Moeda: Dinar tunisiano.




Uganda
Capital: Campala



Cortada pelo Equador e localizada totalmente na zona tropical e no hemisfério oriental, Uganda tem como climas característicos o tropical e o equatorial. É um país sem litoral, faz fronteira com o Sudão, Quênia, Tanzânia, Ruanda e República Democrática do Congo. Seu relevo é composto por planaltos e montanhas. Seu território é coberto por floresta equatorial e savana. O rio principal é o Nilo Branco. A maioria da população de Uganda vive as margens dos Grandes Lagos Africanos, falam cerca de 39 idiomas, o idioma oficial é o inglês e o suaíli. A principal cidade é Kampala. Sua economia está baseada na agricultura, que emprega a maior parte da população, o café é o principal produto de exportação. Moeda: Xelim do Uganda.




Zâmbia
Capital: Lusaka



É um país sem litoral localizado totalmente nos hemisférios oriental e sul, faz limite territorial com a República Democrática do Congo, Tanzânia, Malawi, Moçambique, Zimbábue, Namíbia e Angola. A maior parte do território é coberto pelas savanas, seu clima é o tropical, com algumas áreas de semi-árido e o principal rio é o Zambeze. A população é composta por cerca de 70 etnias. A maior parte da população vive nas regiões de mineração, praticam principalmente, religiões tradicionais africanas e o cristianismo. O idioma oficial é o inglês e também ciNyanja, língua bemba, língua lozi, língua luvale e língua tonga. A principal cidade é Lusaka. A economia de Zâmbia se baseia na exploração mineral, destacando-se o cobre. A agricultura, onde trabalha a maioria da população, é de subsistência - destacando-se o cultivo de batata, amendoim, milho e mandioca, pratica-se também agricultura comercial de algodão, café, cana de açúcar e tabaco e a pesca nos rios e lagos. Na área industrial temos as indústrias de tratamento de minerais, produção de cimento e as ligadas a agricultura. Moeda: Kwacha zambiana.





Zimbábue
Capital: Harare



Está limitado pela Zâmbia, Moçambique, África do Sul e Botswana. É um país sem litoral. Localiza-se totalmente nos hemisférios sul e oriental. Seu relevo é de planalto coberto por savanas. Seu clima é árido e semi árido. A maior parte da população é de origem banto, os principais grupos são os shonas, os ndebeles, praticam em sua maior parte as religiões tradicionais africanas. Os idiomas falados são o inglês, o shona e o ndebele. A principal ciedade é Harare.De solo fértil, sua economia se baseia na agropecuária, destacando-se a cultura do tabaco e a criação de bovinos. Moeda: Dólar zimbabuano.