sábado, 15 de maio de 2010

Conhecendo o continente africano


              O Continente africano

A África é o terceiro continente mais extenso, com cerca de três milhões de quilómetros quadrados. É o segundo continente mais populoso do planeta, com cerca de 900 milhões de habitantes e 53 países independentes. Apresenta grande diversidade étnica, cultural e política. São vísiveis como condições de pobreza, dos 30 países mais pobres do mundo 21 são africanos . Cerca de 2/3 dos portadores do vírus HIV estão na África, os conflitos armados, as epidemias e a miséria agravam ainda mais o subdesenvolvimento.

     
O Continente africano está separado da Europa pelo Mar Mediterrâneo e se liga uma Ásia, na sua extremidade nordeste, pelo Istmo de Suez. É também banhado pelos oceanos Atlântico, Índico e Glacial Ártico, e pelo Mar Vermelho. O relevo africano é predominantemente planáltico, com altitude média em torno de 759 metros.
A África é cortada por três paralelos - o Trópico de Câncer, o Equador e o Trópico de Capricórnio e, pelo Meridiano de Greenwich, o que lhe confere uma variedade de climas - Equatorial, Tropical, Desértico e Mediterrâneo. A vegetação acompanha essa variedade de climas. As regiões norte e sul de são praticamente tomadas por desertos, como o Saara.  O continente possui poucos rios, alguns deles são extensos e muito e volumosos, destacando-se o Rio Nilo.
A economia se baseia no extrativismo, principalmente o mineral, e na agricultura, cuja a produção se destina a abastecer o mercado externo. A industrialização do continente é insipiente, restrita a alguns pontos.
O continente africano costuma ser regionalizado de duas formas. Segundo a localização um dos países: África do Norte ou  Setentrional, África Ocidental, África Central, África Oriental e África Meridional. A outra divisão é segundo os critérios étnicos e culturais, São elas: África Branca (ou Setrencional ou Saariana) e África Negra (ou Subsaariana).

(www.pt.wikipedia.com)
                                                                                                             

África do Norte
Argélia, Egito, Eritréia, Etiópia, Líbia, Marrocos, Sudão e Tunísia. (8)

África Ocidental
Benin, Burkina Fasso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Niger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo. (16)
África Central
Chade, Camarões, Congo, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Sudão. (8)

 
África Oriental
Burundi, Djibuti, Quênia, Ruanda, Somália, Uganda e Tanzânia. (7)

África Meridional
África do Sul, Angola, Botsuana, Ilhas Comores, Ilhas Maurício, Ilhas Seychelles, Lesoto, Madagascar,  Malauí, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zambabue e Zâmbia. (14)
 

1ª tarefa - Os alunos das turmas 1801 e 1901 pesquisarão e listarão no caderno os países que se localizam no continente colocando suas capitais (para a próxima aula).
2ª tarefa - O alunos se dividirão em grupos e pesquisarão as principais características de um dos países do continente. Depois será colocado no blog o resumo das pesquisas. (até o dia 23/06/2010).

Esse trabalho foi realizado em conjunto pelos alunos  Julia, Thaiane Santos, Rayanne, José Guilherme, Diego, Andreza, Thayná, Marcela, Jessica, Joyce, Julyana,  Caio, Clayton, Bruno, Jackson Oliveira, Larissa Castro, Jackson Theodoro, Pamela, Thayane Duarte, Taylor, Larissa Barge, Ingryd, Vinicius, Lucas, Henrique Cesar (Turma 1901), Ana Cristina, Renan, Matheus Felipe, Anderson, Joyce, Dayana, Lorrana, Thayná Christine, Wallace, Bianca, Mirella, José Antonio, Thiago, Marcus Jorge, Natalia, Fabiane, Virginia, Vitória, Barbara, Thatyana, Yasmin, Quezia, Tainá Freitas, Artur, Thayná Rodrigues e Maria Clara (Turma 1801).

Um comentário:

José Antônio Dias de Brito disse...

Gostei muito do blog! É moderno e interativo e informativo; adorei também dos textos sobre a África são muito bons! adorei essa idéia das tarefas pela internet e muito melhor, nos faz pesquisar e usar o computador corretamente. Além de ser muito divertido e também muito melhor para o estudo.Gostei também dos videos e também das musicas desse blog. ele e nota 10.