segunda-feira, 7 de junho de 2010

A África e a Copa do Mundo de Futebol

Como estamos no período de Copa do Mundo de Futebol, vamos falar sobre esse tema.

O que é Copa do Mundo de Futebol?

A Copa do Mundo de Futebol Masculino é um torneio realizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), de quatro em quatro anos. É o segundo maior evento do planeta. Ela reúne diversos países da América, Europa, Ásia, África e Oceania. Este ano ela será realizada na África do Sul (África). Foram selecionados 32 países após a eliminatória que ocorreu de 2007 a 2009. Ela ocorre desde 1930, só não ocorreu nos anos de 1942 e 1946, devido a Segunda Guerra Mundial.

     Como a República da África do sul se localiza no continente africano, vamos conhecer um pouquinho sobre esse continente e esse país.

     A África é o terceiro continente mais extenso, com cerca de três milhões de quilómetros quadrados. É o segundo continente mais populoso do planeta, com cerca de 900 milhões de habitantes e 53 países independentes. Apresenta grande diversidade étnica, cultural e política. São vísiveis como condições de pobreza, dos 30 países mais pobres do mundo 21 são africanos . Cerca de 2/3 dos portadores do vírus HIV estão na África, os conflitos armados, as epidemias e a miséria agravam ainda mais o subdesenvolvimento.
     O Continente africano está separado da Europa pelo Mar Mediterrâneo e se liga uma Ásia, na sua extremidade nordeste, pelo Istmo de Suez. É também banhado pelos oceanos Atlântico, Índico e Glacial Ártico, e pelo Mar Vermelho. O relevo africano é predominantemente planáltico, com altitude média em torno de 759 metros.
     A África é cortada por três paralelos - o Trópico de Câncer, o Equador e o Trópico de Capricórnio e, pelo Meridiano de Greenwich, o que lhe confere uma variedade de climas - Equatorial, Tropical, Desértico e Mediterrâneo. A vegetação acompanha essa variedade de climas. As regiões norte e sul de são praticamente tomadas por desertos, como o Saara. O continente possui poucos rios, alguns deles são extensos e muito e volumosos, destacando-se o Rio Nilo.
     A economia se baseia no extrativismo, principalmente o mineral, e na agricultura, cuja a produção se destina a abastecer o mercado externo. A industrialização do continente é insipiente, restrita a alguns pontos.
África do Sul é o país mais desenvolvido do continente, localizada no hemisfério sul e oriental é banhada pelos oceanos Atlântico (oeste), Pacífico (leste) e Glacial Antártico (ao sul). Na parte ocidental – predominam os planaltos composto por deserto, pastagens e savanas, cortados pelos Rio Orange e seu afluente Vaal. Ao sul temos a Cordilheira do Karoo, leste a Cordilheira do Drakensberg. A norte, o Rio Limpopo serve como fronteira natural com o Botsuana e o Zimbábue. Clima mais comum é o tropical, que varia de mediterrâneo,no extremo sul a desértico a noroeste. Na região de Drakensberg o clima é de montanha. A sua economia baseia-se nos serviços, na exploração mineral e na agricultura. É o país mais industrializado da região. Os Idiomas oficiais são o inglês e o africâner, mas existem oito outros idiomas não oficiais. A moeda é o Rand (ZAR). A religião predominante é o cristianismo (66,4%), quanto a composição étnica temos: 70% são autóctones, 12% europeus (holandeses, alemães, franceses e ingleses), euuroafricanos são 13%, indianos 3%, outros 2% (2008). Cidades mais populosas: Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Bloemfontein e Pretória.
 

Um comentário:

Ana Cláudia disse...

Olá,
sou sua colega do curso e vim ao seu blog fazer uma visitinha; continue postando!

Abraços!