Tufão provocou inundações, prejudicou o sistema de transportes e de energia, e obrigou o fechamento de escolas em Taiwan (iG São Paulo, 20/09/2010)
Após deixar 107 feridos em Taiwan no domingo, o Tufão Fanapi tocou terra nesta segunda-feira no leste da China. Em Taiwan, o tufão provocou inundações, prejudicou o sistema de transportes e de distribuição de energia, e obrigou o fechamento de escolas em várias regiões da ilha nesta segunda-feira, informaram as autoridades taiwanesas.
Foto: AP
Foto aérea divulgada pelo governo de Taiwan mostra enchente causada pelo Tufão Fanapi na área de Guanzai, no condado de Kaohsiung, no sul da ilha
A cidade mais afetada foi Kaohsiung, segunda maior do país, onde um complexo petroquímico precisou suspender suas atividades às pressas, indicou uma emissora de televisão. Milhares de residentes fugiram de áreas montanhosas pelo risco de deslizamentos de terra. Os danos materiais causados pelo Fanapi podem chegar a US$ 60 milhões, segundo a imprensa.
O Fanapi foi a primeira grande tormenta a atingir a ilha neste ano e é o 11º tufão a chegar à China. Ele chegou à chinesa Província de Fujian pela manhã, depois de cruzar Taiwan com ventos de até 162 km/h. Funcionários retiraram 10 mil residentes de áreas remotas vulneráveis a deslizamentos de terra, a metade delas na parte sul da ilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário