sexta-feira, 4 de novembro de 2011

MUNDO MAIS QUENTE

Emissão de gases-estufa chega ao índice recorde (O Globo-ciencia@oglobo.com.br, 03/011/2011)

RIO - A produção mundial de gases-estufa chegou à maior quantidade já registrada, segundo cálculo do Departamento de Energia dos EUA. Trata-se de um sinal de como são débeis os esforços mundiais para pôr fim à contribuição humana para o aquecimento global.
Os números divulgados, referentes a 2010, mostram que o nível de gases-estufa é maior do que o pior cenário projetado por climatologistas há apenas quatro anos.
- Quanto mais falamos na necessidade de controlar as emissões, mais elas crescem - lamentou John Reilly, codiretor do Programa Conjunto de Ciência e Política de Mudança Global do MIT.

O mundo emitiu, no ano passado, cerca de 564 milhões de toneladas de carbono na atmosfera a mais do que em 2009. É uma aumento de 6%.
- É um grande salto - avalia Tom Boden, diretor do Centro de Análise e Informação do Dióxido de Carbono do Departamento de Energia.

Índia e China são grandes usuários de carvão. Quando queimado, ele é a maior fonte de liberação de carbono do mundo. As emissões deste modo subiram 8% no ano passado.
Em 2007, quando o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas lançou seu último grande relatório, seus cientistas consideraram diferentes cenários para o CO2 e poluição - e a quantidade desses itens diria qual seria o aumento da temperatura. Supõe-se que, até o fim do século, ela crescerá entre 2,4 e 6,4 graus Celsius. A maioria acha que o resultado final será algo no meio do caminho (4 graus Celsius).




Nenhum comentário: